Primeiro Ciclo

"A Melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes." (Óscar Wilde)

Desenvolver as potencialidades da criança

No 1.º ciclo do Ensino Básico, ajudamos os alunos a descobrir as suas potencialidades, a compreender o mundo que os rodeia, a respeitar as diferenças, a valorizar o convívio, a desenvolver hábitos de trabalho em grupo, e a superar as dificuldades com criatividade.
O processo de ensino é pensado e implementado com vista a que cada aluno tenha sucesso nas aprendizagens que vai construindo, conjugando várias estratégias de aprendizagem em que o aluno é o centro das preocupações.

A organização curricular do 1.º Ciclo vai ao encontro das orientações do Ministério da Educação, numa lógica de flexibilidade curricular que visa a ligação dos conhecimentos, capacidades e atitudes, procurando desde cedo que cada criança possa atingir as diferentes competências essenciais, promovendo sempre uma educação integral.
Para além do professor titular, integram a equipa educativa de cada turma docentes de atividades de enriquecimento curricular: Inglês, Música, Educação Física, Educação Moral e Religiosa Católica/Catequese e, no 3.º e 4.º anos, Tecnologias de Informação e Comunicação.

O prolongamento do horário é assegurado pelo professor titular de turma, com uma hora de apoio ao estudo, e pela frequência de Oficinas Criativas, onde se desenvolvem aprendizagens de forma lúdica e mais relaxada.