Identidade

"Ciência e disciplina, liberdade e responsabilidade”

são os quatro pilares em que assenta a identidade do Colégio de Ermesinde.
A rápida evolução do nosso tempo propõe de forma constante novos desafios educativos. Neste sentido, a par da ciência e disciplina, propomo-nos desenvolver um espírito de liberdade e responsabilidade nos nossos alunos, no sentido de serem capazes de responder aos desafios que lhes são permanentemente propostos.

O nosso Projeto Educativo integra harmoniosamente a dimensão humana, espiritual e intelectual dos alunos e será tão mais eficaz quanto resultar da participação e empenho de todos na otimização do trabalho, projetando as possibilidades da instituição e de todos os intervenientes no processo educativo.

Pretendemos formar pessoas com capacidade crítica, reconhecendo a sua individualidade e promovendo a sua autonomia e a sua abertura para o mundo, convertendo-as em potenciais transformadores da sociedade com uma visão cristã da vida. É nossa missão dotar os alunos com uma multiplicidade de competências que vão além dos conhecimentos cientifico-técnicos; com efeito, aposta-se numa formação que estimule a criatividade, a imaginação, bem como a capacidade de assumir responsabilidades, de amar o mundo, de ser compassivo e de cultivar a justiça.

Assim, privilegia-se uma formação integral e indissociável que complete o aluno na sua vertente humana, espiritual, moral, cognitiva e relacional, sem esquecer a proximidade entre o Colégio e as famílias, eixo vital no caminho educativo de cada um.