Notícias

Dia de aulas ao ar livre

Comemoramos hoje o Dia de Aulas de Aulas ao Ar Livre, um movimento global que visa celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre, em casa ou na escola. Os nossos alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo fizeram parte dos cerca de 60 mil estudantes portugueses, e 10 milhões em todo o mundo, que hoje puderam usufruir do contacto com a natureza enquanto espaço privilegiado de aprendizagens. A alegria de aprender de forma diferente foi tão contagiante que nem os alunos mais velhos quiseram ficar nas salas de aula!

Ver Mais


À descoberta da Floresta Mágica

Antecipando o dia de aulas ao ar livre, que se realiza no dia 5 de novembro, ao longo destas semanas os espaços exteriores foram aproveitados para um conjunto de atividades diferentes. Nas aulas de Educação Física do 1.º e 2.º ciclos, os nossos alunos partiram “à descoberta da Floresta Mágica”, um espaço privilegiado de contacto com o ambiente natural. Partilhamos, hoje, alguns registos desses momentos.

Ver Mais


Aulas ao ar livre

O Dia de Aulas de Aulas ao Ar Livre é um movimento global que visa celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre, em casa ou na escola. Este ano, os nossos alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo farão parte dos cerca de 10 milhões de inscritos nesta atividade mundial, que decorrerá no dia 5 de novembro. Antecipando o Dia de Aulas ao Ar Livre, ao longo desta semana foram já realizadas algumas atividades que permitem o contacto com a natureza, e uma aprendizagem eficaz fora das quatro paredes tradicionais. As folhas e pauzinhos do outono foram aproveitadas para explorar o "faz de conta" e também a matemática: formas, cores e tamanhos. É divertido aprender com a natureza!

Ver Mais


Onda Rosa - Colégio de Ermesinde

No dia 22 de outubro, o Colégio vestiu-se de rosa numa campanha de sensibilização para o cancro da mama. Esta iniciativa, promovida pelo Jovens Promotores de Saúde em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, insere-se nas atividades deste grupo dentro do “Outubro rosa”. Relembramos que continua aberto o desafio lançado por este grupo a toda a comunidade educativa: enviem os vossos vídeos para [email protected]

Ver Mais


Dia Mundial da Alimentação

Assinalámos, a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos do segundo ciclo espalharam por todo o Colégio mensagens sobre dicas e práticas de alimentação saudável, e ainda participaram numa videoconferência com a coordenadora do projeto “Refood” de Ermesinde, Nina Maia, sobre desperdício alimentar. No ensino pré-escolar, cada turma visualizou um vídeo animado sobre a Roda dos Alimentos, cantaram e dançaram música alusivas ao tema e ainda elaboraram uma "Coroa de alimentos saudáveis", para usarem e levarem para casa a lembrar a importância da alimentação saudável.

Ver Mais


Atividades Extracurriculares

Iniciamos, durante esta semana, as atividades extracurriculares do Colégio. Em tempos de especial cuidado e atenção reforçada, adaptamos os diferentes espaços das atividades, promovendo o distanciamento físico dos nossos alunos. Música, dança, teatro, desporto e línguas estrangeiras podem, assim, de forma segura, complementar a componente curricular dos nossos alunos.

Ver Mais


Outubro Rosa - Desafio dos Jovens Promotores de Saúde

No dia mundial de saúde da mama, os Jovens Promotores de Saúde do Colégio de Ermesinde lançaram um desafio a toda a comunidade escolar! Sintam-se convidados a participar. Juntos por uma boa causa!

Ver Mais


Dia Mundial da Música - Ensino Pré-escolar

No dia 1 de outubro, os meninos/as do pré-escolar, assinalaram o Dia Mundial da Música e, no âmbito do projeto deste ano letivo "Canções que cresceram connosco - Música tradicional portuguesa", animaram a manhã, cantando algumas canções tradicionais do tempo dos nossos avós, acompanhadas ao piano com orientação da professora de Música.

Ver Mais


Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas, comemorado a 26 de setembro, tem como objetivo celebrar a diversidade de línguas na Europa e sensibilizar a compreensão intercultural dos países europeus. Este ano, o Departamento de Línguas promoveu este dia com a apresentação de vídeos de dois professores universitários, subordinados aos temas Língua Portuguesa como Língua Estrangeira e A influência das Línguas Clássicas na Cultura e Línguas Ocidentais, e testemunhos de elementos da nossa comunidade educativa. A comunicação em outras línguas não só traz benefícios para a vida social e profissional, como também desperta o sentido humanístico e completa a formação integral de cada indivíduo. Partilhamos alguns dos testemunhos apresentados à comunidade educativa.

Ver Mais


Finalistas 2020

Para os nossos alunos finalistas de 12.º ano, hoje inicia-se uma nova etapa das suas vidas. A entrada no ensino superior é sempre um momento mágico, permitindo voos noutras direções. Num ano atípico, com muitos constrangimentos, muitas das atividades previstas não se puderam realizar. Neste momento de sentimentos mistos, em que partilhamos a alegria de os ver prosseguir os estudos no ensino superior, e sentimos a sua falta nos corredores e salas de aula, é tempo de reviver as boas memórias que construímos juntos ao longo de todos estes anos. A todos desejamos as maiores felicidades pessoais e académicas, na certeza de que lembrarão para sempre as aprendizagens, as amizades, e os bons momentos que passaram no Colégio de Ermesinde.

Ver Mais


Pré-escolar – Desfolhada

Aproveitando a chegada do Outono, o ensino-pré-escolar realizou uma "mini desfolhada" em cada sala, procurando recriar, de forma simbólica, uma tradição portuguesa, em que não faltou a música tradicional portuguesa e a alegria do convívio. Esta foi uma atividade diferente da habitual, mas igualmente divertida e enriquecedora, em que foram também abordadas as vindimas, típicas desta estação.

Ver Mais


Demonstração de Xadrez

Um jogo de estratégia que estimula a concentração e o raciocínio e a competitividade saudável. Uma atividade que promove a melhoria dos resultados escolares. Hoje, os nossos meninos e meninas do primeiro ciclo tiveram uma primeira abordagem ao milenar jogo de xadrez. Com uma abordagem divertida, rapidamente aprenderam o nome das peças, e a importância de cada uma delas no tabuleiro. Os movimentos? Esses terão de ficar para uma próxima vez, na certeza de que todos ficaram entusiasmados para jogar e fazer “xeque-mate”.

Ver Mais


Atividades Letivas - Primeiro Ciclo

Os nossos meninos e meninas do primeiro ciclo continuam a redescobrir o Colégio! Entre histórias, partilhas e consolidação das aprendizagens, surgem momentos mais lúdicos de reconhecimento dos espaços, respeito pelas novas regras, e a readaptação ao ensino de sempre. Os nossos exploradores estão felizes pelo regresso ao Colégio, pelos jogos, pelas brincadeiras, e com muita vontade de aprender mais!

Ver Mais


Regresso ao Colégio

Que bom foi o reencontro! Que bom foi partilhar com os amigos as aventuras das férias, depois de tanto tempo a recorrer apenas a meios digitais! Hoje foi um dia muito especial para os nossos meninos e meninas do pré-escolar e do 1.º ciclo, que regressaram ao Colégio! Mataram saudades dos professores e dos amigos, abriram portas a novas amizades e descobertas, e viram um Colégio reinventado, capaz de responder às normas de higiene e segurança. E que bem que todos se portaram, mantendo a distância uns dos outros, lavando frequentemente as mãos, e até utilizando as máscaras mais divertidas e criativas! É bom estar de volta!

Ver Mais


Regresso às aulas

Divulgamos o cartaz com informação relativa ao início do novo ano letivo no Colégio de Ermesinde.

Ver Mais


Património Etnográfico do Concelho de Valongo

No âmbito do PAFC, as turmas de 7.º ano exploraram a importância do património etnográfico do concelho de Valongo, mergulhando na tradição comemorativa da festa de S. João de Sobrado, conhecida como “Bugiada e Mouriscada”. Partilhamos, hoje, o resultado deste projeto.

Ver Mais


Trabalhos sobre a saúde/higiene mental

Os alunos do 6.º ano desenvolveram, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, trabalhos na área da higiene e problemas sociais. Divulgamos um dos trabalhos sobre a saúde/higiene mental.

Ver Mais


Arte que enriquece a cidade do Porto – Arte Barroca

Neste ano letivo, 2019/2020, os alunos das turmas 6.º A e 6.º B/B Artístico desenvolveram, no âmbito do PAFC, um projeto tendo em vista conhecimentos sobre a arte que enriquece a cidade do Porto – Arte Barroca. Em virtude do confinamento a que fomos sujeitos, a opção de apresentar um vídeo com a amostra das atividades e dos trabalhos realizados foi a mais adequada às atuais circunstâncias.

Ver Mais


A intervenção humana e as suas práticas no meio ambiente

“A intervenção humana e as suas práticas no meio ambiente” foi o tema escolhido pelos alunos do 8.º ano para o Projeto Curricular de Turma (PAFC). Esta escolha proporcionou-se por uma reflexão das práticas ambientais, contextualizadas pela progressiva degradação do meio ambiente e do seu ecossistema. Assim, os alunos realizaram diversos trabalhos orientados para a educação ambiental. O objetivo deste projeto foi criar uma perspetiva de ação holística na forma como o homem se relaciona com a natureza, considerando que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano. Divulgamos o terceiro de três trabalhos audiovisuais selecionados.

Ver Mais


A intervenção humana e as suas práticas no meio ambiente

“A intervenção humana e as suas práticas no meio ambiente” foi o tema escolhido pelos alunos do 8.º ano para o Projeto Curricular de Turma (PAFC). Esta escolha proporcionou-se por uma reflexão das práticas ambientais, contextualizadas pela progressiva degradação do meio ambiente e do seu ecossistema. Assim, os alunos realizaram diversos trabalhos orientados para a educação ambiental. O objetivo deste projeto foi criar uma perspetiva de ação holística na forma como o homem se relaciona com a natureza, considerando que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano. Divulgamos o segundo de três trabalhos audiovisuais selecionados.

Ver Mais


A intervenção humana e as suas práticas no meio ambiente

“A intervenção humana e as suas práticas no meio ambiente” foi o tema escolhido pelos alunos do 8.º ano para o Projeto Curricular de Turma (PAFC). Esta escolha proporcionou-se por uma reflexão das práticas ambientais, contextualizadas pela progressiva degradação do meio ambiente e do seu ecossistema. Assim, os alunos realizaram diversos trabalhos orientados para a educação ambiental. O objetivo deste projeto foi criar uma perspetiva de ação holística na forma como o homem se relaciona com a natureza, considerando que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano. Divulgamos o primeiro de três trabalhos audiovisuais selecionados.

Ver Mais


PAFC - 9º Ano - Memória do Holocausto

No âmbito da disciplina de História, a turma do 9.º A desenvolveu um projeto, ao longo do ano letivo, referente à memória do Holocausto. Devido à situação de confinamento, houve a necessidade de ser adaptado, transformando o projeto numa galaria digital, intitulada “Shoah, o lado cruel da vida – a vida dos judeus antes e durante o Holocausto”. Convidámo-lo a entrar na galeria e a deixar-se guiar pelas vozes dos alunos.

Ver Mais


Projeto de turma - 10º Ano - O nosso Caminho

Continuamos a apresentar os resultados de trabalhos realizados pelos nossos alunos a longo do ano letivo. Hoje apresentamos um vídeo com as memórias do Caminho de Santiago 2020, percorrido entre 21 e 28 de fevereiro. Este trabalho insere-se no projeto das turmas do 10.º ano, intitulado “O nosso caminho”.

Ver Mais


PAFC - Horta Biológica - 5º ano

No âmbito do PAFC, os alunos do 5.º ano desenvolveram o trabalho intitulado “Horta biológica”, trabalho este que lhes permitiu desenvolver a consciência, o espírito crítico e a responsabilidade ecológica, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Este projeto dá-lhes oportunidade de experimentar, de trabalhar em cooperação e de partilhar saberes individuais. O trabalho irá ter continuidade no próximo ano letivo em virtude da sua especificidade de desenvolvimento no terreno, o que as circunstâncias de confinamento não permitiram. Aqui ficam algumas imagens.

Ver Mais


PAFC - Dia Mundial da Língua Portuguesa - 11º ano

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), e tendo em conta que este ano se assinalou pela primeira vez o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", os alunos do 11.º B/C pesquisaram danças tradicionais dos países que integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e prepararam entrevistas a cinco expoentes máximos da Literatura Portuguesa. Hoje, apresentamos a entrevista ao poeta Fernando Pessoa.

Ver Mais


PAFC - Dia Mundial da Língua Portuguesa - 11º ano

No âmbito do Projeto Curricular de Turma (PAFC), e tendo em conta que este ano se assinalou pela primeira vez o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", os alunos do 11.º B/C pesquisaram danças tradicionais dos países que integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e prepararam entrevistas a cinco expoentes máximos da Literatura Portuguesa. Hoje apresentamos uma coreografia para a música “Dia de Folga”, da fadista Ana Moura.

Ver Mais


PAFC - Dia Mundial da Língua Portuguesa - 11º ano

No âmbito do Projeto Curricular de Turma (PAFC), e tendo em conta que este ano se assinalou pela primeira vez o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", os alunos do 11.º A pesquisaram receitas tradicionais dos países que integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Apresentamos, agora, a receita do Doce de Banana, iguaria gastronómica de Angola.

Ver Mais


Entrevista à docente Fátima Afonso, natural de Cabo Verde

Nos próximos dias, daremos a conhecer alguns dos trabalhos feitos pelos nossos alunos, no contexto do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, ou de projetos realizados nas diferentes disciplinas. Serão uma amostra de um trabalho realizado ao longo do ano letivo, que não se perdeu na passagem para o regime não presencial, e que mostram o empenho, a criatividade e as aprendizagens dos nossos alunos. Hoje apresentamos uma entrevista à docente Fátima Afonso, natural de Cabo Verde, realizada pelos alunos do 11.º A, para assinalar o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

Ver Mais


Resultados Obtidos Colégio de Ermesinde

Felicitamos os nossos alunos pelo seu trabalho, empenho e sentido de responsabilidade que se traduziram nos resultados obtidos nos exames nacionais do ano transacto. Um agradecimento também aos pais e EE pelo apoio incondicional aos seus filhos em todas as fases do seu percurso escolar.

Ver Mais


II Gala Solidária - Liga Portuguesa contra o cancro

O Colégio de Ermesinde a fazer história ao promover uma Gala Solidária promovida pelos jovens promotores de saúde do Colégio de Ermesinde, transmitida via YouTube.

Ver Mais


II Gala Solidária - Cancro em Tempos de Pandemia

Divulgamos o programa completo da II Gala Solidária - "Cancro em tempos de pandemia" - organizada pelos Jovens Promotores de Saúde do Colégio de Ermesinde. Será no dia 26 de junho, em direto através do Youtube. Contamos com a presença e a solidariedade de todos!

Ver Mais


Dia mundial da criança - 1 de junho de 2020

E finalmente o Dia do Regresso chegou! O calendário diz que é o Dia da Criança, por isso a Festa é a dobrar - um reencontro marcado pela Alegria de voltar a estar com os amigos, com as educadoras e com as auxiliares. Após quase dois meses de confinamento, os nossos meninos voltaram à sua segunda casa e depressa compreenderam que brincar e aprender têm novas regras:
- A espirros e tosse o bracinho dar;
- As mãos lavar a cantar;
- Boca, nariz e olhos evitar tocar;
- Ficar longe dos amigos ao sentar;
- percursos com pezinhos a seguir.
Impressiona como as crianças mostram uma capacidade tão grande de adaptação! Sempre a aprender com elas!

Ver Mais

JPS - Jovens Promotores de Saúde Prevenção Solar

Mesmo em tempos de pandemia e distanciamento físico, o grupo de Jovens Promotores de Saúde do Colégio de Ermesinde mantém o seu trabalho na promoção de saúde e na sensibilização de boas práticas. Partilhamos dois cartazes informativos elaborados pelos elementos do JPS que visam sensibilizar a população para os cuidados a ter com o Sol, bem como para eliminar alguns dos mitos criados à volta do Sol e da Covid-19.

Ver Mais

Dia do Colégio - Dia de Santa Rita

Desafiados a assinalar de forma criativa o Dia do Colégio, o representante de cada turma apresenta uma breve mensagem da turma, dirigida a toda a comunidade educativa e amigos, sobre o valor simbólico do Colégio que frequentam.

Vídeo

História do Colégio de Ermesinde

Para marcar a manhã do Dia do Colégio, partilhamos o projeto da turma do 11.º C realizado na disciplina de História A, inserido no Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular - a História do Colégio em 7 minutos.

Vídeo

Início das aulas presenciais: 11.º e 12.º anos

Hoje assinalamos o início do ensino em regime híbrido, com o regresso às aulas presenciais das turmas de 11.º e 12.º anos. Os alunos estão de parabéns pelo sentido de responsabilidade que evidenciaram, apresentando-se com máscaras e respeitando o distanciamento entre pares. De parabéns estão também os professores que, de forma presencial e simultaneamente online, continuam a acompanhar os nossos alunos. Uma última palavra para os pais que nos confiaram os seus filhos e continuam a acreditar no projeto educativo do Colégio de Ermesinde!

Ver mais

A todas as mães do Colégio de Ermesinde:

'Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.
Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.
Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.
As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...
Pra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...'

Sebastião da Gama, in 'Antologia Poética'

Ver mais

Medidas excecionais e temporárias

Partilhamos o documento com o essencial das informações sobre as medidas excecionais e temporárias na área da educação, publicadas no Decreto Lei 14-G/2020 de 13 de abril, bem como orientações específicas para alunos/encarregados de educação que queiram alterar a sua inscrição nos exames nacionais.

Ver mais

Dia do Pai - Festa do Pai Nosso

"Neste dia de S. José, quero dirigir-me, de um modo especial, aos mais pequenos, que precisamente hoje, celebrariam a festa do Pai Nosso. Como todos sabeis, estamos a viver um tempo muito difícil. Sois ainda muito novos para perceber o alcance deste grande e triste momento. Mas, mesmo assim, já ides notando, pela preocupação e agitação dos mais velhos. Deveis estar muito atentos aos conselhos e à obediência dos vossos queridos pais, mas não deveis ter medo. Tudo vai correr bem. Não foi possível fazer agora a vossa festa. Mas não ficará por fazer. Mais tarde, quando tudo estiver bem, então, vamos organizar uma bela festa do Pai Nosso. S. José, que era um homem forte e corajoso, vai ajudar-nos a todos a vencer este tempo. Vai acompanhar e proteger todas vossas famílias. Precisamos todos de aprender com S. José a viver a confiança e a coragem. Conto com o vosso entusiasmo. E prometo-vos a minha oração, por vós e pelas vossas famílias. Até breve." Pe Samuel, Reitor

Ver mais

Plano de aulas não presenciais

Ex.mo(a) Senhor(a) Encarregado(a) de Educação, Iniciámos ontem o nosso plano de aulas não presenciais. Nestes momentos de incertezas, é reconfortante perceber o empenho dos nossos alunos no acesso às ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelos professores. Salienta-se a reação e empenho positivo de todos: os alunos, que prontamente aceitaram o desafio que os professores prepararam para esta nova dinâmica de aulas e atividades e os encarregados de educação que supervisionam esta nova realidade. Acompanhando as decisões da Direção Geral de Saúde relativas à evolução do Coronavirus (COVID-19), o Colégio, de forma a proteger todos os seus colaboradores, irá continuar em funcionamento, no entanto, suspendendo o atendimento presencial, até que a situação decorrente do COVID-19 se encontre normalizada. É gratificante ver a mobilização de toda a comunidade educativa no combate ao inimigo comum com uma resposta pronta e positiva através desta forma de ensino. O Colégio de Ermesinde está disponível através do e-mail [email protected] e telefone 229773690. António Valdemar Ribeiro, Diretor do Colégio de Ermesinde

Ver mais

À descoberta das profissões - Enfermeira

No âmbito do projeto do ensino pré-escolar “À descoberta das profissões”, os nossos alunos do ensino pré-escolar receberam, no dia 11 de março, uma enfermeira, mãe de um dos nossos alunos da sala dos 5 anos. A enfermeira Márcia falou sobre o seu dia a dia profissional ..., explicando as suas funções e mostrando alguns dos materiais que usa nas suas práticas. As crianças tiveram também a oportunidade de experimentar alguns desses materiais, permitindo desmistificar medos e dúvidas. No final, a enfermeira Márcia entregou-lhes um saquinho de oferta, com alguns desses materiais, para levarem para casa e usarem de forma lúdica.

Ver mais

PmatE - Competições Nacionais de Ciência em Rede

Realizou-se no dia 4 de março a primeira fase do concurso Pmate. Trata-se de uma competição de conteúdos de matemática em que os alunos, organizados por pares, respondem em trinta minutos a uma prova com vinte níveis. Nesta fase, intitulada “CNC em Rede”, participaram os alunos do 8.º ao 12.º ano. As duplas apuradas participarão, em abril, na fase final do concurso, na Universidade de Aveiro.

Ver mais

Palestra - “A Europa vai à Escola”

Hoje, dia 5 de março, recebemos os técnicos do Centro Europe Direct da Câmara Municipal do Porto, para a palestra “A Europa vai à Escola”. Em cinquenta minutos, foi apresentada aos alunos do 9.º ano e ensino secundário, a história da União Europeia desde o pós-guerra até à saída do Reino Unido, seguindo-se uma reflexão sobre as atuais prioridades da Comissão Europeia e as oportunidades que a UE dá aos jovens, como a Rede Europeia de Emprego, ERASMUS+, Corpo Europeu de Solidariedade e a Iniciativa DiscoverEU. No final, houve ainda tempo para um quizz, mostrando que os alunos estiveram com bastante atenção e retiveram o essencial.

Ver mais

Prémios de Mérito Escolar e Mérito Cívico da Câmara Municipal de Valongo

A cerimónia de entrega de Prémios de Mérito Escolar e Cívico realizou-se no dia dia 21 de fevereiro, no Fórum Cultural de Ermesinde. Esta iniciativa tem como principal objetivo estimular o sucesso escolar e formativo, bem como o desenvolvimento económico, cultural e social da juventude e, consequentemente, da sociedade em geral através da distinção da excelência do desempenho, trabalho e resultados escolares e formativos, atitude cívica, dimensão do seu esforço e/ou progressos alcançados, participação desportiva ou por outras razões consideradas exemplares para os restantes elementos da comunidade educativa. Nos prémios de mérito escolar, o Colégio de Ermesinde viu premiados os alunos Francisca Ramos, Bernardo Abreu, Manuel Gonçalves e Daniela Soberano. No prémio de mérito cívico, foi destacado o trabalho desenvolvido pelo grupo dos Jovens Promotores de Saúde. Parabéns a todos os homenageados!

Ver mais

Caminho de Santiago - 2020

A cada ano, a chegada a Santiago é mais emocionante (27 de fevereiro de 2020).
1.ª etapa (21 de fevereiro) - Padornela – Triacastela
2.ª etapa (22 de fevereiro) - Triacastela – Sarria
3.ª etapa (23 de fevereiro) - Sarria – Portomarin
4.ª etapa (24 de fevereiro) - Portomarin – Palas de Rei
5.ª etapa (25 de fevereiro) - Palas del Rei – Arzúa
6.ª etapa (26 de fevereiro) - Arzúa - Pedrouzo
7.ª etapa (27 de fevereiro) - Pedrouzo - Santiago de Compostela

Ver mais

Idas ao Teatro - “Os Maias” e “Who shot Shakespeare”

Valorizamos o teatro como fonte de conhecimento e contacto com as artes de palco. Promovemos o gosto pela cultura e pela literatura. Foi com este espírito que, no dia 5 de fevereiro, os alunos do 11.º ano assistiram a uma adaptação de “Os Maias”, de Eça de Queirós, permitindo uma outra visão da obra de leitura integral. Já no dia 14 de fevereiro, as turmas de 9.º, 10.º e 11.º anos participaram na peça “Who shot Shakespeare?”, levada a cena por uma companhia de teatro com atores nativos que contracenam com alguns elementos da assistência, permitindo a interação com falantes ingleses. Duas tardes de diferentes aprendizagens, que a todos enriqueceu e divertiu.

Ver mais

Visita de Estudo - Sinagoga do Porto e Galeria da Biodiversidade

No dia 6 de fevereiro, as turmas do nono ano passaram o dia na cidade do Porto, numa visita de estudo interdisciplinar. Da parte da manhã, visitaram a Sinagoga do Porto, onde aprofundaram conhecimentos sobre a cultura e religião judaica, bem como sobre a Shoah (Holocausto), no período da II Guerra Mundial. De tarde, tiveram o privilégio de conhecer e passear pelo Jardim Botânico do Porto, terminando com uma visita guiada à Galeria da Biodiversidade, instalada na Casa Andersen.

Ver mais

Corta-mato distrital - CLDE Porto

Realizou-se hoje, 3 de fevereiro, no Parque da Cidade do Porto, o Corta-mato distrital, uma iniciativa da Coordenação Local do Desporto Escolar do Porto. Cerca de 50 alunos apurados no corta-mato do Colégio realizaram esta prova, numa manhã de intensa energia. Parabéns a todos os que participaram nesta iniciativa, em especial aos do escalão infantil A Masculino, que ficaram no 1.º lugar por equipas, e ao aluno Diogo Soares, do 5.º ano, apurado em 3.º lugar na classificação individual da mesma categoria. Os resultados totais serão divulgados brevemente.

Ver mais

À descoberta das profissões - Bombeiros”

No âmbito do projeto do ensino pré-escolar “À descoberta das profissões”, os nossos alunos do ensino pré-escolar receberam, no dia 28 de janeiro, alguns elementos dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Esta manhã de interação e sensibilização para a importância do trabalho destes voluntários, permitiu o contacto com esta atividade de dois pais dos nossos alunos dos 4 anos, e de outros elementos da sua equipa. Os nossos amiguinhos mais novos conheceram e experimentaram os equipamentos de proteção, e ainda tiveram oportunidade de entrar numa ambulância e num veículo de combate a incêndios. Uma manhã, sem dúvida, muito divertida e enriquecedora!

Ver mais

Ida ao Teatro - “Uma farsa de Inês Pereira”

A tarde de 22 de janeiro foi de Teatro para o 10.º ano. No âmbito da disciplina de Português, os alunos dirigiram-se ao Teatro Sá da Bandeira para assistir à peça “Uma farsa da Inês Pereira”. Levada a palco pela companhia de teatro Actus, esta peça é uma adpatação da obra de Gil Vicente, fiel ao tempo e às personagens, procurando uma abordagem com paralelismos à sociedade atual. Para além do enquadramento da obra literária, esta saída promoveu o contacto com a cultura e com esta forma de arte, essencial na formação integral dos cidadãos.

Ver mais

Visita de Estudo - Anilupa e Planetário do Porto

No dia 24 de janeiro, as turmas do 7.º ano tiveram um dia de muitas aprendizagens fora da sala de aula. Da parte da manhã, os alunos foram ao Centro Lúdico de Imagem Animada (CLIA . Anilupa), onde visitaram a exposição permanente, assitiram a curtas metragens de cinema de animação e construíram um “Thaumatrope”. Após o almoço, a visita continuou no Plantário do Porto, com uma atividade de laboratório, intitulada “O Relógio de Sol”, e uma sessão de planetário.

Ver mais

Parlamento dos Jovens - Sessão Escolar (Ensino Básico)

Reuniu, no dia 23 de janeiro, a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens. Estiveram presentes os 31 deputados das cinco listas, eleitos a 20 de janeiro. Depois de constituída a mesa, foram apresentadas as diferentes propostas de cada lista, seguindo-se um momento de esclarecimento de dúvidas e de coligação de propostas. No final, foram escolhidas, por voto, as três ideias que figurarão no projeto de recomendação do Colégio. Foram ainda eleitos os deputados que defenderão o projeto na sessão distrital, em março, bem como a candidata à mesa da mesma sessão. Parabéns a todos pelo debate de ideias, e pela promoção da cidadania ativa.

Ver mais

Jornada de Ténis - CLDE Porto

No dia 18 de Janeiro realizou-se, no Colégio de Ermesinde, a 1.ª de 4 jornadas de Ténis CLDE Porto. No final serão apurados os 4 tenistas que obtiverem mais pontos nas 4 jornadas para uma "Final Regional". Os nossos tenistas estão de parabéns pela participação. Parabéns também às quatro equipas participantes, pelo fairplay. Ficamos a aguardar pela 2.ª jornada, a 15 de Fevereiro. Até lá, disponibilizamos os resultados. Bons treinos

Ver mais

Corta-Mato Escolar

Realizou-se hoje, 22 de janeiro, o 22.º corta-mato escolar do Colégio de Ermesinde. Numa manhã soalheira, a atividade promovida pelo grupo de Educação Física pretende ser, para além de uma competição desportiva, uma promoção do desporto para todos. Parabéns a todos aqueles que participaram, de modo especial aos alunos apurados para o corta mato distrital.

Ver mais

Palestra - Violência Doméstica e no Namoro (APAV)

No dia 16 de janeiro recebemos duas representantes da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), para uma palestra sobre violência doméstica e no namoro. Esta iniciativa realizou-se por iniciativa de uma das listas candidatas ao Parlamento dos Jovens (9.º A) e envolveu todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos. As palestrantes focaram-se em dúvidas sobre o tema e alertaram para algumas situações de violência doméstica e no namoro, contribuindo para um debate mais esclarecedor.

Ver mais

Sessão de Teatro - “Lanche Real”

A tarde do dia 15 de janeiro foi diferente e especial para os nossos alunos 1.º ciclo. Reunidos no salão de festas, tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro “Lanche real”, levada a palco pelos alunos, do mesmo ciclo, que frequentam a atividade extracurricular de teatro. Ao longo do primeiro período, este grupo de alunos teve aulas de expressão corporal, representação e argumentação e diálogos, culminando numa peça escrita integralmente por eles que originou muitas gargalhadas dos espetadores.

Ver mais

Parlamento dos Jovens - Apresentação das listas e debate

Hoje, dia 13 de janeiro, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos encheram o salão de festas para a apresentação das cinco listas concorrentes ao Parlamento dos Jovens. Subordinado ao tema “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação”, as diferentes listas apresentaram as suas propostas a toda a comunidade eleitoral. Seguiu-se um período de questões do público, abrindo caminho para um salutar confronto de ideias e de argumentos. O debate terminou com um minuto final para cada cabeça de lista apelar ao voto.

Ver mais

Workshop de Restauro de Azulejos

No dia 8 de janeiro, as turmas do 6.º ano deslocaram-se ao Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, para realizarem um workshop sobre o trabalho artístico em azulejo. Nesta oficina, os nossos alunos aprenderam algumas técnicas de conservação e restauro deste importante património cultural. Esta saída de estudo permitiu ainda a visita ao interior deste palacete do século XVIII.

Ver mais

Ceia de Natal dos sem-abrigo – Missionários da Consolata

Pelo segundo ano consecutivo, associámo-nos aos Missionários da Consolata e participámos na ceia de Natal dos sem-abrigo. Alguns alunos do ensino secundário, juntamente com alguns professores, passaram a tarde de 21 de dezembro em convívio com os sem-abrigo da cidade do Porto, auxiliaram na organização de cabazes, e ajudaram na organização da ceia. Momentos gratificantes, que deram mais sentido a esta quadra de Natal.

Ver mais

Jovens Promotores de Saúde – “Não apanhes se prevenires”

Os Jovens Promotores de Saúde organizaram, no dia 16 de dezembro, o concurso "Não apanhes se prevenires", uma forma divertida de avaliar os conhecimentos dos alunos dos 2.° e 3.° ciclos sobre o tema trabalhado no ano letivo 2018/2019 – a prevenção do cancro da pele. Num divertido e competitivo jogo, conseguiu perceber-se que a maior parte dos conhecimentos tinham sido adquiridos pela comunidade educativa.

Ver mais

Festa de Natal – 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário

Terminámos da melhor forma o primeiro período, com a festa de Natal dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário. Com o espírito de Natal presente, os nossos alunos abrilhantaram a tarde de 17 de dezembro com música, dança e teatro, não faltando a boa disposição e a alegria ..., visível nos sorrisos de miúdos e graúdos. A tarde terminou com um convívio à volta da mesa, e com o desejo de boas férias e boas festas para toda a comunidade educativa do Colégio de Ermesinde.

Ver mais

Final do 1.º Período – Celebração de Advento-Natal

Esta manhã, para se sinalizar o final do primeiro período de aulas, decorreram, no Santuário de Santa Rita, as celebrações de Advento-Natal. Com uma mensagem de Natal e de renovação, primeiro decorreu a celebração dos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo e, depois, a celebração para os restantes alunos. Numa promoção da educação integral, ambas as celebrações tiveram um grande envolvimento dos alunos nos diferentes momentos litúrgicos.

Ver mais

Curso Básico de Música – Audição de Natal

Como forma de encerramento das atividades do primeiro período, os alunos do Curso Básico de Música realizaram hoje uma audição de Natal. Professores e familiares puderam verificar a evolução dos nossos alunos do ensino artístico integrado, nos instrumentos de piano, guitarra e violino. O auditório encheu-se de melodia e harmonia, numa simbiose entre clássico e o espírito natalício, proporcionando um final de tarde muito especial.

Ver mais

Festa de Natal – Ensino Pré-escolar e Primeiro Ciclo

No dia 14 de dezembro, o nosso salão de festas encheu-se de pais e avós, para assistirem à atuação dos nossos meninos e meninas mais pequenos. Em primeiro lugar, os alunos do pré-escolar mostraram os seus talentos numa encenação sobre a história de Natal, desde a Anunciação até ao Nascimento do Menino Jesus. Depois, foi a vez dos alunos do primeiro ciclo subirem ao palco, levando a cena um teatro natalício com uma mensagem de consciência ecológica, com música e dança à mistura. Pelo meio, houve ainda demonstrações das atividades extracurriculares existentes: ballet, dança criativa, coro, teatro e música. Uma manhã repleta de sorrisos, numa demonstração da educação integral do Colégio.

Ver mais

Dia Mundial da Filosofia – Apresentação dos trabalhos do 11.º ano

«O Menino Jesus de casa em casa» Quero NASCER de novo con'Tigo, Jesus.«um RITUAL em família para arranjar o coração, vesti-lo de festa e fazer o outro feliz…pois ELE está a chegar!» No tempo de Advento e tempo de Natal,o «Menino Jesus de casa em casa», visitará as famílias dos alunos do 1.º ao 4.º ano, do Colégio de Ermesinde. Trata-se de uma proposta que convida as famílias a realizarem um ritual, um tempo de ENCONTRO e oração junto ao «Menino Jesus», em que: ...se agradece a Deus e a cada membro da famílias tudo o que de bom aconteceu ao longo do dia; …se pede desculpa/perdão a Deus e à família pelas coisas que poderiam ter corrido melhor; …se pede a Deus, a Jesus a bênção, a proteção, a sabedoria, a paz, a saúde…e se suplica que no coração de cada um «o menino Jesus» possa nascer, recolher-se… ... Termina com um ABRAÇO este ENCONTRO familiar, em que se olha nos olhos uns dos outros! No pequeno caderno que acompanha o Menino, as famílias escrevem mensagens de vida e de fé dirigidas às crianças e às outras famílias do Colégio. Já nos chegaram FABULOSAS MENSAGENS! Pequenos pensamentos que revelam a fé e o desejo de PAZ que habita cada um de nós!!! Para que todos possam viver este momento, sabendo que para alguns, o Menino chegará a casa após o Natal, foi oferecido o «ritual» a todos. Santo e feliz Natal Que no presépio, acolhendo o Deus Menino possamos NASCER de NOVO. Na Caminhada de Advento da Diocese do Porto, lê-se: «O Natal está aí de novo, para nos fazer lembrar que também nós nascemos de novo e que esta dinâmica de renascimento marca o nosso caminho batismal e deve ser percorrido também neste tempo de preparação e de celebração do Natal de 2019. Porque todos aqui nascemos!»

Ver mais

Dia Mundial da Filosofia – Apresentação dos trabalhos do 11.º ano

No âmbito da atividades do Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 11.º ano apresentaram hoje os trabalhos que realizaram. Com um auditório preenchido, as turmas B e C levaram a palco uma sátira de valores, peça de teatro escrita e encenada integralmente pelos alunos. A turma A realizou um vídeo com entrevistas a professores, sobre a importância da Filosofia no dia a dia de cada um.

Ver mais

Musical - Peter Pan no gelo

No dia 4 de dezembro, os nossos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo foram a Matosinhos, para assistir ao musical “Peter Pan no gelo”. Esta ida ao teatro no final do primeiro período é já uma tradição do Colégio de Ermesinde, permitindo que os alunos contactem, desde cedo, com o mundo das artes e do espetáculo.

Ver mais

Concurso Literacia 3Di – fase escolar

Os alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos participaram, durante esta semana, na fase escolar do concurso Literacia 3Di, respetivamente nas áreas de Matemática, Ciências, Português e Inglês. O aluno que obtiver melhor resultado, em cada área, será apurado para disputar a fase distrital, a decorrer no próximo período.

Ver mais

Voluntariado – Casa Ronald McDonald e Banco Alimentar contra a fome

No dia em que se comemora o “Dia do Voluntário”, partilhamos algumas imagens das ações de voluntariado realizadas pelos nossos alunos no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro. No sábado de manhã, alguns alunos do 4.º ano estiveram na Casa Ronald McDonald, onde ajudaram os residentes a fazer a árvore de Natal. Os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário envolveram-se, mais uma vez, no peditório nacional do Banco Alimentar contra a fome. Ambas as atividades se inserem na estratégia de cidadania do Colégio, visando contribuir para uma formação humana e moral dos nossos alunos.

Ver mais

Semana da Ciência

Entre 25 e 29 de novembro decorreu no Colégio a Semana da Ciência. A semana foi preenchida com exposições de trabalhos, atividades experimentais nos laboratórios, jogos e desafios matemáticos, mostra de vídeos científicos e uma feira de minerais. Destacou-se uma participação ativa dos alunos nas diferentes atividades, em particular nas preparadas e realizadas pelos alunos do 3.º ciclo junto dos alunos do Pré-escolar e do 1.º ciclo, assim como na organização do concurso de desenhos “Lua: portal para as estrelas”.

Ver mais

Palestra – Uma educação para hoje

Os alunos do ensino secundário receberam, a 26 de novembro, o professor Luís Leal, da Universidade Católica Portuguesa, para uma palestra intitulada “Uma educação para hoje – intuições e desafios do Padre Américo”. Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Filosofia, o conferencista deu a conhecer a personalidade do Padre Américo Aguiar, e a sua ação em prol dos desfavorecidos. O professor Luís Leal destacou ainda a atualidade do pensamento pedagógico do “Pai Américo”, e a importância de revisitar os textos deixados por ele.

Ver mais

Gala de Educação para a Saúde – JPS

No dia 22 de novembro, o clube dos Jovens Promotores de Saúde do Colégio de Ermesinde participou na 4.ª Gala de Educação para a Saúde, organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte. Seguindo o mote “Regresso ao passado…rumo ao futuro”, o nosso Clube JPS foi galardoado pelo seu trabalho ao longo do ano letivo 2018/2019 “A prevenção é a melhor solução”, na categoria “Solidariedade”. Chamados ao palco nesta categoria, foram questionados da dificuldade de ajudar os outros, numa altura em que as pessoas só pensam em si mesmas. Neste momento foi referido pelos Jovens que o grande envolvimento da comunidade escolar e dos pais facilitaram o trabalho que realizaram ao longo do ano.

Ver mais

Centro de interpretação da Bugiada e da Mouriscada

As turmas do 7.º ano realizaram, no dia 22 de novembro, uma visita de estudo ao Centro de interpretação da Bugiada e da Mouriscada. Esta visita insere-se no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do sétimo ano, sobre a importância do património etnográfico. Esta visita permitiu um melhor conhecimento das tradições locais, a valorização do património material e imaterial do concelho e da região e a recolha de informação importante para a concretização do projeto das turmas.

Ver mais

Dia Nacional do Pijama

No dia 20 de novembro, celebrámos o Dia Nacional do Pijama. Num convívio entre todas as salas do ensino pré-escolar, as crianças dançaram a Canção da Missão Pijama 2019 - "Quero acreditar", colocaram os seus donativos na Casa dos Pijamas coletiva, e ainda assistiram a uma história em vídeo, relembrando o momento de conforto e aconchego em família, importante para todas as crianças. Uma iniciativa solidária, de crianças para crianças.

Ver mais

Workshop de Cerâmica

Hoje, dia 20 de novembro, as turmas do quinto ano participaram num workshop de cerâmica. Inserida nos conteúdos de História e Geografia de Portugal, esta atividade foi dinamizada por um antigo aluno do Colégio, o Sr. Américo Marques, artesão e ceramista. Os alunos começaram por ouvir as explicações para, posteriormente, darem asas à sua criatividade e, do barro, fazer uma peça de cerâmica.

Ver mais

À descoberta das profissões - Dentista

No âmbito do projeto do ensino pré-escolar “À descoberta das profissões”, os nossos alunos do ensino pré-escolar receberam, no dia 13 de novembro, uma médica dentista. Numa manhã dedicada à higiene oral, os nossos amiguinhos receberam a Dra. Daniela Soares, mãe de uma criança dos 4 anos onde, de uma forma divertida, aprenderam mais sobre esta profissão, e os cuidados a ter para manter os seus dentes fortes e saudáveis.

Ver mais

Bebras – Castor informático

Entre os dias 11 e 15 de novembro, alunos do 4.º ao 12.º ano participaram na iniciativa internacional, Bebras - Castor Informático. Trata-se de uma iniciativa que promover o pensamento computacional entre estudantes de várias idades. Pela primeira vez está a ser promovido em Portugal, fruto da parceria entre o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a TreeTree2. Apesar de ser a primeira edição a nível nacional, ainda em fase experimental, a iniciativa permitiu promover e introduzir a informática e o pensamento computacional aos nossos alunos, que demonstraram bastante interesse na participação.

Ver mais

De mãos dadas com o ambiente – exposição

Na sequência da abordagem ao tema "De mãos dadas com o ambiente", convidámos as famílias a mergulhar num fundo aquático e a participar na nossa exposição de trabalhos, construindo com o seu educando um ser aquático, em 3D, com materiais reciclados e sem recurso ao plástico. Este projeto resultou numa maquete do fundo do mar, em exposição na entrada do Colégio, e pretendeu sensibilizar toda a comunidade escolar, em especial os nossos alunos, para a proteção de algumas espécies aquáticas que se encontram em risco.

Ver mais

Comemoração Dia de São Martinho

Hoje, dia 11 de novembro, comemoramos o dia de São Martinho no Colégio. Dando continuidade às tradições, foi recordada a história e lenda de São Martinho no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo. No âmbito das expressões artísticas, alunos e professores prepararam cartuchos que utilizaram no Magusto, realizado ao final da tarde.

Ver mais

Voluntariado – C.S.P. de Nossa Senhora do Amparo

No âmbito da estratégia de cidadania do Colégio, os alunos do 12.º A visitaram, no dia 29 de outubro, o centro social e paroquial de Nossa Senhora do Amparo, no Porto. Numa tarde de partilha intergeracional, os nossos finalistas conversaram com os utentes deste centro social, esclarecendo as suas dúvidas sobre o bom uso de ferramentas digitais, como telemóveis e computadores. Uma tarde diferente, que enriqueceu a todos.

Ver mais

Palestra - Semana Mundial do Espaço

No dia 30 de outubro de 2019, no contexto da Semana Mundial do Espaço, decorreu no Colégio a palestra “O Universo - Escalas e Conteúdos” com o Dr. Paulo Maurício, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade do Porto. Esta atividade, promovida pela disciplina de Físico-Química, levou a que os alunos do 7.º ano fossem convidados a viajar pelas diferentes estruturas que preenchem o Universo, desde o infinitamente pequeno ao infinitamente grande.

Ver mais

Comemoração Outubro Rosa

Associamo-nos, mais uma vez, ao movimento outubro rosa, da Liga Portuguesa contra o Cancro. Num mês que a Liga incentiva à prevenção do cancro, o clube de Jovens Promotores de Saúde do Colégio dinamizou várias atividades com objetivo de angariação de fundos destinados, integralmente, à LPCC. Para além da venda de material de divulgação, foi relevante a elaboração do logotipo humano da “Onda Rosa”, no dia 25 de outubro e, no dia seguinte, a II Caminhada Solidária “Passo a passo…por um futuro melhor”. No total, foram angariados cerca de 1000 euros, que serão entregues à LPCC.

Ver mais

Dia Internacional Biblioteca Escolar

No passado dia 28 de outubro o Colégio de Emesinde lançou um desafio aos seus alunos "Acrescenta um ponto, conta-nos um conto". Os alunos usaram a imaginação e deram asas à criatividade. Aqui ficam os três textos vencedores. Parabéns a todos os participantes.

Ver mais

Visita de Estudo – Porto Barroco

Com um estado de tempo soalheiro e convidativo a experiências ao ar livre, os alunos do sexto ano realizaram, no dia 25 de outubro, uma visita de estudo à cidade do Porto. Esta visita, enquadrada na disciplina de História e Geografia e Portugal, permitiu um percurso por vários espaços arquitetónicos associados ao barroco: Sé e Paço Episcopal, Igreja e Museu da Misericórdia, Igreja do Carmo e Igreja de São Francisco. No final do dia, o cansaço das pernas era compensado pelas vivências, o convívio e os conhecimentos adquiridos.

Ver mais

À descoberta das profissões - Padeiro

No âmbito do projeto do ensino pré-escolar “À descoberta das profissões”, os nossos alunos do ensino pré-escolar receberam, no dia 24 de outubro, um padeiro. Numa manhã onde não faltou alegria, os nossos amiguinhos mais novos “puseram a mão na massa”, ajudando na elaboração de uma fornada de pão. No final, todos puderam saborear o fruto do seu trabalho.

Ver mais

Dia Mundial da Alimentação

Hoje, 16 de outubro, festejamos o Dia Mundial da Alimentação. Todos os níveis de ensino estiveram envolvidos nas diferentes atividades. Workshops de alimentação saudável, apresentação de trabalhos dos alunos e a organização de um pequeno almoço equilibrado assinalaram esta data, que pretende despertar a nossa consciência para as boas práticas alimentares. Os alunos dos segundo e terceiro ciclos participaram ainda na palestra “A subnutrição infantil nos países africanos”, pela Dra. Sílvia Nunes, em representação da Associação Helpo, dando uma ênfase diferente sobre este problema noutras latitudes.

Ver mais

Comemoração do Dia Nacional da Água

Na sequência da abordagem ao tema "De mãos dadas com o ambiente", os alunos do 1.º ciclo comemoraram o Dia Nacional da Água (1 de outubro), expondo os trabalhos realizados ao longo da semana. Pretendeu mostrar-se a importância da água para a vida de todos os seres vivos e sensibilizar a comunidade educativa para a poupança de água na escola e em casa. Foram realizadas, também, outras atividades, como assistir a um vídeo sobre o "Mundo da Água" e a participação num jogo de tabuleiro gigante, intitulado “Maré da sorte - o jogo dos oceanos”.

Ver mais

Palestra Bem-estar Animal

No dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, recebemos no Colégio o Dr. Rui Pinto, médico veterinário, para uma palestra sobre o bem-estar animal. Numa agradável conversa, primeiro com os alunos do primeiro ciclo e depois com os alunos mais velhos, abordaram-se vários assuntos relacionados com os direitos dos animais, deveres dos humanos para com os seus animais domésticos, e cuidados a ter com os amigos de quatro patas.

Ver mais

Aula aberta de dança

No próximo dia 10 de outubro terá lugar no Pavilhão do Colégio de Ermesinde uma aula aberta de dança.
"A dança é a linguagem escondida da alma"
(Martha Graham).
Vem experimentar ...


Recriação da desfolhada - pré escolar

Na manhã de 27 de setembro, os nossos meninos e meninas do ensino pré-escolar apresentaram-se a rigor com chapéus de palha, lenços de merino e aventais, para receber o grupo intergeracional JuntAmigo e, com eles recriarem o ambiente típico de uma desfolhada. O claustro transformou-se numa eira devidamente decorada com cestos de vime, mantas e espigas de milho a cobrir o chão. Música, danças e uma alegria entre gerações marcaram uma manhã de aprendizagem e diversão. Um especial agradecimento ao Sr. Eduardo Soares, pela disponibilização das espigas e do milho que serviu na decoração, bem como ao grupo intergeracional JuntAmigo, pela disponibilidade e generosidade da sua partilha.

Ver mais

Abertura solene e bênção do ano letivo

No dia 27 de setembro, o Santuário de Santa Rita encheu para a cerimónia de abertura solene e bênção do ano letivo 2019/2020. A celebração, presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Samuel Guedes, contou com a participação dos alunos que terminaram o ensino secundário, a quem foi entregue o respetivo diploma. Foram ainda entregues os diplomas de mérito e excelência escolar aos alunos que se evidenciaram no seu percurso académico no ano letivo 2018/2019. No final da cerimónia, duas representantes dos alunos acompanharam o diretor na entrega de três rosas a Santa Rita, pedindo a intercessão e a bênção para este ano letivo.

Ver mais

Comemoração do Dia Europeu das Línguas

Assinalamos hoje o Dia Europeu das Línguas, com momentos de convívio, de partilha e de aprendizagens. Os alunos envolveram-se ativamente e perceberam a importância de conhecer a diversidade cultural, gastronómica e musical da qual fazemos parte. Momentos musicais interpretados em línguas diferentes, um lanche com produtos característicos de várias regiões da Europa, e uma alegria que contagiou miúdos e graúdos marcaram uma manhã diferente para todos.

Ver mais

Pensar sobre #BEMESTARANIMAL

No próximo dia 4 de outubro realizar-se-á uma palestra intitulada Bem-estar animal, pelo reconhecimento e compromisso, com o Doutor Rui Pinto, Médico Veterinário. Uma iniciativa promovida pela equipa de Cidadania e Desenvolvimento do Colégio de Ermesinde.


“Cantando a História, preservando a Memória” – Projeto do 6.º A

No âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, o projeto “Cantando a História, preservando a Memória” do 6.º A iniciou com a visita de estudo à biblioteca de Ermesinde Vila Beatriz, durante a qual os alunos recolheram informação em obras do Fundo Local do Concelho de Valongo referentes aos séculos XIX e XX. Os dados recolhidos na pesquisa foram tratados nas aulas de História e Geografia de Portugal e Português, tendo dado origem a uma canção, com o título “Entre serras ficas, Vallis Longus”. A letra da canção foi musicada com a professora de Formação Musical. Concretizou-se, posteriormente, um filme animado, sob orientação do professor de TIC. Os desenhos para a referida produção foram executados pelos alunos na disciplina de Educação Visual. A apresentação do trabalho à comunidade educativa aconteceu na festa de final de ano. Com este projeto, pretendeu-se desenvolver o gosto pelo conhecimento da história do concelho, incentivando o hábito de pesquisa do património local; elaborar uma canção original, aplicando os conhecimentos da estrutura e características do texto poético, a partir das informações recolhidas; compor uma melodia, tendo como base o texto poético concretizado; interpretar a canção; acompanhar a melodia com instrumentos musicais; elaborar desenhos ilustrativos dos acontecimentos narrados (personagens e cenários); realizar um vídeo a partir dos desenhos elaborados. Assim, desenvolveu-se de modo lúdico o conhecimento, promovendo as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas.


Resultados dos Exames Nacionais - 2018/2019

É com satisfação que informamos a comunidade educativa dos resultados dos exames nacionais do 12.º e 11.º anos – 2019. Felicitamos os nossos alunos, as suas famílias, todos os professores e assistentes educativos que os acompanharam ao longo destes anos.

Ver mais

À descoberta pelos sentidos – Férias de verão

Na primeira quinzena de julho, cerca de 120 alunos do 1.º ao 3.º ciclo participaram no programa de Férias de verão do Colégio de Ermesinde. Numa descoberta pelos sentidos, foram muitas as atividades em que participaram, desenvolvendo várias competências, fazendo novas aprendizagens, sempre com muita alegria, camaradagem e colaboração. Duas semanas repletas de felicidade que deixou marcas e saudades!

Ver mais

Educação integral – Ensino de Música

Acreditamos na formação integral dos nossos alunos. Valorizamos o ensino da música, incluído no currículo desde o ensino pré-escolar, apostando no desenvolvimento de capacidades e competências artísticas e cognitivas. Para além da componente curricular, os alunos podem frequentar aulas de instrumento e formação musical, ou pertencer ao coro, como parte das novas atividades extracurriculares. A partir do 5.º ano, os alunos podem inscrever-se no ensino artístico integrado, frequentando o Curso Básico de Música em Piano, Guitarra ou Violino. Uma mais valia no percurso formativo, cognitivo e vocacional dos nossos alunos. Se pretender mais informações sobre as atividades extracurriculares e o curso básico de Música, por favor contacte os serviços administrativos.

Ver mais

Formação de Professores

No dia 2 de julho, alguns professores tiveram o privilégio de participar no seminário internacional “A Educação do Futuro está aqui!”, cujo tema deste quinto encontro foi “A Educação escolar vai mudar, depois das neurociências falarem?”. Promovido pela Fundação Manuel Leão, ao longo do dia desenvolveu-se um trabalho colaborativo, liderado por dois conceituados especialistas espanhóis em neurociências e neurodidática. Um dia de reflexão em torno da linguagem emocional, das emoções na aprendizagem, que abriu novas perspetivas e novos horizontes didáticos a todos os que participaram.

Ver mais

Finalistas – Plantação da Árvore

Uma marca de memória. No dia 17 de junho, os alunos finalistas de 12.º ano plantaram uma árvore, símbolo do crescimento que tiveram no Colégio, e sinal da pertença enraizada a esta casa, que sentem como sua. Depois de, na festa de finalistas, lhes ter sido dedicado o poema original “Árvore da Vida”, o sr. Pe. Avelino honrou-os novamente com a sua presença neste momento tão especial. Um agradecimento especial ao Sr. Pe. Avelino, que acompanhou o crescimento destes alunos, ajudando-os a criar raízes com o Colégio de Ermesinde.

Árvore da vida

Árvore da vida
plantada no Éden
do meu querido lar!
Que poema de amigo
te posso cantar?

Mergulhaste raízes no solo de teus avós;
e a água macia do amor de mãe
moldou o teu ser em canção de embalar.

Tronco bem firme de verdades perenes,
- sem vestígios de lama –
espelham em teus olhos pureza de alma.

O Sol te envolve em calor e luz:
plêiade de amigos,
- qual damas de honor –
companheiros do sonho que tua vida conduz.
Cresce, cresce em liberdade!
Amizade... a teu gosto!
Sem amarras, espinheiros,
Que te deformem o rosto.

Busca o Alto, dia após dia.
Estende os teus braços.
E cada ramo florido do teu cândido sorriso,
desperte o amor que te embala a vida.

Bendita és tu, árvore da vida.
Bendito és Tu, Pai/Jardineiro,
que cuidas de mim a tempo inteiro.

(dedicado aos amigos que ajudei a crescer)

Pe. Avelino Silva

Ver mais

Festa de Encerramento do Ano Letivo

O dia 29 de junho amanheceu soalheiro, propício a um dia passado em família no encerramento do ano letivo. A manhã foi preenchida com a festa do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, entre representações, música, dança, e um festival de memórias fotográficas que recordou e emocionou alunos e seus familiares. No exterior, ateliês de materiais recicláveis, jogos tradicionais, insufláveis e pinturas faciais deram um colorido especial à festa. Depois de um almoço em são convívio, a tarde continuou com a apresentação de trabalhos realizados no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular: o 7.º B apresentou uma peça de teatro, integralmente escrita pelos alunos, sobre Desigualdade de Género; as turmas do 6.º ano entoaram a música sobre a História do Concelho de Valongo, trabalhada no âmbito do projeto “Cantando a História, preservando a memória”. No final, as turmas do 5.º ano apresentaram um Lip Sync da música “Happy”, seguindo-se um desfile de bombos que encerrou, de forma audível, a festa.

Ver mais

Visitas de Final de Ano - segundo e terceiro ciclos

Assinalamos o final do ano letivo com um conjunto de iniciativas e atividades fora do Colégio. Acreditamos que as visitas de estudo são o prolongamento da sala de aula, fomentam a aprendizagem, promovem o gosto pelo conhecimento, permitem o contacto com a Natureza, e são momentos altos de convívio, companheirismo e diversão. Assim, como forma de marcar o final do ano, as turmas do 5.º ano tiveram um dia de aventuras na Magikland, em Penafiel; os alunos do 6.º ano foram até à Quinta Pedagógica de Aveiro, onde fizeram várias atividades ao ar livre; os alunos do 7.º ano passaram o dia na cidade de Aveiro, com experiências na Fábrica de Ciência Viva, visita a uma Fábrica de Ovos Moles e um passeio pela ria de Aveiro no moliceiro; e as turma dos 8.º ano tiveram dois dias emocionantes no NaturWaterPark, em Vila Real, entre atividades radicais e aquáticas.

Ver mais

Curso Básico de Música – Open Day

Acreditamos na formação integral dos nossos alunos. Valorizamos o ensino da música, incluído no currículo desde o ensino pré-escolar, apostando no desenvolvimento de capacidades e competências artísticas e cognitivas. A partir do 5.º ano, os nossos alunos podem inscrever-se no ensino artístico integrado, frequentando o Curso Básico de Música em Piano, Guitarra ou Violino. No dia 27 de junho, os alunos do 4.º ano tiveram a oportunidade de ouvir e experimentar os instrumentos com os respetivos professores. Uma tarde divertida e diferente, indo ao encontro dos seus interesses e das potencialidades.

Ver mais

Gala Solidária dos Jovens Promotores de Saúde

Os Jovens Promotores de Saúde do Colégio de Ermesinde organizaram, no dia 21 de junho, uma gala solidária a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro. Pensada como corolário de um ano de trabalho do grupo, a gala serviu para dar a conhecer todo o trabalho realizado por este grupo, em torno da prevenção do cancro da pele. Música, dança e magia complementaram o painel de convidados que deram o seu testemunho sobre o tema. No final, todos saíram com a certeza que o lema escolhido pelo grupo foi o ideal: “a prevenção é a melhor solução”.

Ver mais

Viagem de Finalistas - 4.º ano

No dia 19 de junho, os alunos do 4.º ano madrugaram para realizarem a sua viagem de finalistas. Às 6h30 partiram do aeroporto Francisco Sá Carneiro em direção a Lisboa, onde tiveram um dia repleto de emoções: primeiro, na Assembleia da República, onde contactaram, pela primeira vez, com a Casa da Democracia. Esta visita serviu também de mote para a participação no programa “Parlamento dos Jovens”, iniciativa em que o Colégio se tem distinguido. Depois, os nossos finalistas seguiram até ao Jardim Zoológico, onde tiveram uma tarde muito animada e agradável em contacto com a Natureza. O regresso foi realizado de comboio, numa viagem onde puderam relaxar e relembrar este dia tão especial.

Ver mais

Profissão de Fé

No dia 15 de junho, os nossos alunos do 6.º ano inscritos na catequese fizeram a sua Profissão de Fé. Inserida nas atividades de Pastoral do Colégio, esta atividade surge como o desenrolar de um ano de preparação nas sessões de Catequese, onde foram devidamente preparados para renovarem os votos do batismo. Os nossos alunos, afirmaram assim, no Santuário de Santa Rita, que creem em Deus, em Jesus Cristo, no Espírito Santo e na Igreja, numa cerimónia que contou com a presença dos seus familiares mais próximos, tornando-a ainda mais especial.

Ver mais

Festa de Finalistas – 12.º ano

Alunos e famílias do 12.º ano tiveram, no dia 31 de maio, a sua festa de finalistas. A festa começou às 18h30, com uma celebração religiosa na Igreja de Santa Rita, onde foi recordado todo o percurso realizado até aqui. No final da celebração, os alunos foram brindados com a recitação de um poema original escrito e dedicado pelo Sr. Pe. Avelino. Associado ao poema, será plantada uma árvore onde, na base, se incluirá um memorial assinado por todos os alunos, recordando os anos passados no Colégio. Depois da cerimónia, a festa continuou com um jantar de gala, seguido de alguns momentos memória, agradecimento e prospetiva.

Ver mais

Festa da Palavra – 4.º ano

No dia 31 de maio, os alunos do 4.º ano realizaram a Festa da Palavra. Inserida nas atividades de Pastoral e Catequese do Colégio, foi realizada uma celebração na Igreja de Santa Rita, onde cada um recebeu a Bíblia – Palavra de Deus. Esta celebração procurou ainda fomentar o gosto pela leitura da Palavra, um convite que se estende a toda a família.

Ver mais

Visita de Estudo – Nau Quinhentista e Pavilhão da Água

No dia 30 de maio, as turmas do 5.º ano tiveram um dia de aulas fora do Colégio. A manhã foi dedicada à disciplina de História e Geografia de Portugal: deslocaram-se até Vila do Conde, onde visitaram a Nau Quinhentista e a Alfândega Régia. Depois do almoço, e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, visitaram o Pavilhão da Água, no Porto, onde participaram em diversas atividades e experiências divertidas.

Ver mais

Visita de Estudo – Quinta do Moinho

No dia 29 de maio, os nossos alunos do ensino pré-escolar fizeram um passeio até à Quinta Pedagógica “o Moinho”, em Braga. O dia foi preenchido com muitas atividades privilegiando o contacto com a natureza e com os animais, a descoberta de atividades agrícolas, sempre acompanhadas de muita alegria e brincadeira. Uma forma diferente de aprender que foi do agrado de todos!

Ver mais

Primeira Comunhão

No dia 25 de maio, os nossos alunos do 3.º ano fizeram a sua festa da Primeira Comunhão. Inserida nas atividades de Pastoral do Colégio, esta atividade surge como o desenrolar de um ano de preparação nas sessões de Catequese/EMRC. Os nossos alunos receberam, pela primeira vez, Jesus na hóstia consagrada, numa cerimónia que contou com a presença dos seus familiares mais próximos, tornando-a ainda mais especial.

Ver mais

Ação sensibilização – Prevenção Cancro da Pele

No dia 24 de maio, os Jovens Promotores de Saúde desenvolveram uma ação de sensibilização sobre o cancro da pele. Ao longo da manhã, as turmas do 2.º e 3.º ciclo e do Ensino Secundário passaram pelo auditório, onde participaram na palestra “Mitos e verdades sobre o cancro da pele”, orientada pela Dra. Marta Pereira, dermatologista, e pela Dra. Patrícia Pinto, psicóloga. No final, todos saíram mais esclarecidos, percebendo que a “prevenção é a melhor solução”.

Ver mais

Ténis - Fase de Apuramento CLDE Porto

Terminou a primeira fase de apuramento CLDE Porto para a fase final regional. Esta fase foi dividida em três jornadas, das quais saíram quatro jogadores apurados. Os nossos tenistas estão de parabéns, conseguindo conquistar as quatro primeiras posições, e o respetivo apuramento. Parabéns aos jogadores Eduardo Abreu, Gustavo Norim, Tiago Martins e Vicente Santos. Parabéns também à nossa tenista Madalena Santos, pela convocatória para a seleção nacional de Sub 12 de Ténis.

Ver mais

Ação de Voluntariado - Limpar as nossas praias!

No dia 23 de maio, os alunos do 7.º ano tiveram uma tarde diferente. No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, deslocaram-se de comboio até à praia da Granja, em Vila Nova de Gaia, e participaram numa ação de voluntariado de limpeza do areal. Esta iniciativa permitiu uma reflexão sobre os comportamentos a ter nas zonas balneares, a valorização do meio ambiente, e a importância do voluntariado para o crescimento como cidadãos.

Ver mais

Concurso Chapéus – Jovens Promotores Saúde

No dia 22 de maio, os Jovens Promotores de Saúde organizaram um concurso de chapéus, destinado aos alunos do ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos. Esta iniciativa promoveu a criatividade e o talento dos participantes, ao mesmo que serviu para sensibilizar toda a comunidade escolar para o uso de chapéu como forma de prevenir o cancro da pele. Parabéns a todos os participantes!

Ver mais

Euroscola – Fase Final do concurso

Nos dias 20 e 21 de maio, os alunos Frederico Ferreira e Maria Beatriz Oliveira, do 10.º ano, participaram na fase final do concurso Euroscola. Depois de, em abril, terem ficado em primeiro lugar na fase distrital, os alunos apresentaram o seu trabalho sobre o tema “Eleições europeias – assumir responsabilidades e escolher o futuro” na Assembleia da República, em Lisboa. Parabéns aos alunos pela dedicação e empenho ao longo de todo o processo. (o vídeo da apresentação foi gravado na sessão distrital, a 4 de abril).

Ver mais

Dia do Colégio

Comemorámos, no dia 22 de maio, o Dia do Colégio de Ermesinde. Numa íntima união entre o Colégio e do Dia de Santa Rita, a manhã contou com a presença de D. Manuel Linda, Bispo do Porto, que presidiu à celebração do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, e à Eucaristia da restante comunidade educativa. Cerimónia sentida também pela homenagem ao Monsenhor Sebastião Brás e ao Pe. Avelino Silva, por toda a dedicação, empenho e entrega ao Colégio e ao Santuário ao longo de mais de 50 anos.

Ver mais

Inauguração do painel luminoso e do novo site do Colégio

Na noite de 21 de maio, após a Iluminária, foi inaugurado o novo painel luminoso, no Pavilhão Desportivo do Colégio. Aproveitando esta data marcante de reencontro entre antigos e atuais alunos, este momento simbólico foi também uma oportunidade para selar laços de união e de pertença entre toda a comunidade educativa e o Colégio de Ermesinde. No dia 22 de maio – Dia do Colégio – foi também inaugurado o novo site, aproximando, cada vez mais, a Comunidade Educativa ao Colégio de Ermesinde. Visite o novo site em www.colegiodeermesinde.pt

Ver mais

Encontro Regional de Gira-volei

No dia 18 de maio, realizou-se o encontro regional de gira-volei, nas instalações da FADEUP. Cerca de 60 alunos do Colégio participaram nesta competição regional, com destaque para oito duplas sagradas campeãs regionais de gira-volei, nos diferentes escalões. Estas duplas, bem como outras duplas apuradas, participarão no encontro nacional desta modalidade, que se realiza nos dias 1 e 2 de junho, em Castelo de Vide. Parabéns a todos os participantes!

Ver mais

Reuniões periódicas com os delegados de turma

Realizou-se hoje, 15 de maio, mais uma reunião periódica entre o Diretor do Colégio, António Valdemar Ribeiro, e os delegados de turma. Estas reuniões foram instituídas com objetivo de ouvir os alunos em assuntos do interesse geral do Colégio. Num ambiente de partilha e discussão de ideias, os encontros de delegados de turma com o Diretor permitem projetar o Colégio de acordo com os interesses e as sensibilidades da comunidade escolar.

Ver mais

Celebrações - Dia do Colégio

A Direção do Colégio de Ermesinde convida toda a comunidade educativa a participar nas celebrações do Dia do Colégio, no próximo dia 22 de maio, no Santuário de Santa Rita.
10h30 - Cerimónia para o ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo.
11h30 - Celebração Eucarística para os restantes ciclos, presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto.


VI Olimpíadas da Economia – Economia da Felicidade

Entre 26 e 28 de abril, os alunos Nuno Bandeira e Maria Beatriz Oliveira (10.º B) participaram na fase final da VI edição das Olimpíadas da Economia, que se realizou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Este projeto tem o objetivo de promover o gosto pela ciência económica nos mais novos e procura despertar nos jovens um apurado sentido crítico pela atualidade económica. Nesta sexta edição participaram, na primeira fase, cerca de 4000 alunos de 135 escolas do país.

Ver mais

Dia da Mãe – Ensino Pré-escolar

Num dia especial, os nossos meninos e meninas do ensino pré-escolar receberam as suas mães no espaço da sala de aula. A comemoração do Dia da Mãe contou com muitas brincadeiras entre crianças e adultos, uma pequena exposição de trabalhos, um convívio à volta da mesa e uma lembrança que demonstra às mães como são especiais. Uma manhã onde a alegria e cumplicidade entre mães e filhos/filhas contagiou todo o Colégio!

Ver mais

Festa de Avé Maria

No dia 2 de maio, as turmas do 1.º ano realizaram a sua Festa de Ave Maria. Inserida nas atividades de Pastoral e Catequese do Colégio, foi realizada uma celebração na Igreja de Santa Rita. Direcionada para a vivência em família, a Festa de Ave Maria permitiu a comunhão das crianças com a Mãe de Jesus, ao mesmo tempo que se assinalou, por antecipação, o dia da Mãe.

Ver Mais