Ensino Secundário

"Aprender nunca cansa a mente." (Leonardo da Vinci)

O futuro projeta-se aqui


Desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, o enfoque do Colégio são as pessoas. Estamos comprometidos com a sua formação integral. O nosso propósito é formar jovens competentes, preparados para enfrentar os desafios da sociedade do futuro, com valores e com capacidade de ter uma vida plena, contribuindo para a felicidade de todos.

Oferecemos uma sólida formação académica que permita aos nossos alunos viver num mundo em mudança, que os torne aptos para trabalho em equipa, que lhes permita transformar informação em conhecimento, que consigam comunicar de forma eficaz. Ao mesmo tempo, formamos cidadãos com valores, que se possam destacar na construção de um mundo melhor, com capacidade de se aceitaram a si mesmos e aos outros, com capacidade crítica perante o mundo, e prontos a encontrar um projeto de vida em que possam ser uma mais valia.

Trabalhamos a iniciativa pessoal e promovemos a responsabilidade e o compromisso mútuo, com um acompanhamento próximo de todos os professores. Estimulamos um ambiente saudável e cordial, onde os jovens se sintam acolhidos, acompanhados e valorizados. Procuramos estar envolvidos no crescimento pessoal e académico dos alunos.

Os métodos de ensino são de influência socioconstrutivista, envolvendo os alunos na aprendizagem. Fomenta-se o envolvimento em projetos a nível escolar, regional, nacional e internacional, essenciais para o desenvolvimento de soft skills, para promoção social e pessoal.

As matrizes curriculares nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário dividem-se na componente de formação geral, que tem como finalidade contribuir para a construção da entidade pessoal, social e cultural, e na formação específica, que visa proporcionar uma formação científica consistente, com vista a finalizar a escolaridade obrigatória, e prosseguir estudos no ensino superior. Procuramos dar uma resposta às necessidades sentidas pelos alunos com aulas de apoio, reforço da carga horária nas disciplinas sujeitas a provas de avaliação externa, e aulas específicas ao longo do ano de preparação para os exames nacionais.